domingo, 12 de maio de 2013

Profissão mulher.


Não é de hoje que as mulheres têm conseguido seu lugar de igualdade ao lado dos homens. São direitos iguais na cultura, nos salários e etc. Mas o é interessante acontece nas profissões.
Hoje temos mulheres em profissões que até outro dia eram tipicamente masculinas. São motoristas de ônibus, delegadas, guardas municipais, e por aí segue. Em boa maioria dessas mulheres incorporam o jeitão masculino, que é inerente de algumas profissões. Não imagino, por exemplo, uma delegada na frente de um bandido, com a fala mansa e doce, um jeito delicado, ou coisa parecida, deve ser difícil. As motoristas de ônibus, não sei se todas, mas pelo menos as que vejo aqui, tem um jeito masculino. Até as lindas moças da guarda municipal (boa parte é bonita mesmo), carregam o jeitão. O mesmo acontece com os homens, mas aí é outro papo.
Pensava eu que isso era característica do personagem que trabalha. Já ouvi histórias de juízes, por exemplo, que são verdadeiros chatos, briguentos, mas na vida fora da labuta, são verdadeiras moças delicadas. Mas no caso de algumas mulheres, isso não acontece, o mesmo jeitão masculino, que interpretam no trabalho, ele acompanha o fora dele.
É altamente louvável essa igualação homens e mulheres, mas que elas, não percam o doce jeito feminino, a delicadeza e beleza que é ser mulher. Essa coisa toda, que faz qualquer homem, perder as estribeiras e faça tudo que é besteira. Que trabalham, sejam tudo isso é algo mais, mas não percam o jeito mulher de ser, pois de dureza, o mundo já é cheio, e a gente precisa de vocês.

Feliz dia das mães!

Foto: Na Tijuca, tomando um chopp num boteco pra lá de Marrakech.

Nenhum comentário: